Imagem Destaque

Evento do agronegócio lança Selo Brasil Agrosustentável no próximo dia 4

01/11/2020

Encontro virtual contará com especialistas para falar sobre as vantagens que podem ser obtidas quando a propriedade é homologada por uma certificadora internacional

O Selo Brasil Agronegócio Sustentável surgiu com o objetivo de fortalecer a credibilidade do agronegócio brasileiro perante as exigências nacionais e internacionais pela produção com responsabilidade social e ambiental.

Desenvolvido pela renomada certificadora, Global Certification System - GCS, e o apoio técnico da CS Ambiental, o Selo Brasil Agrosustentável possui três níveis (ouro, prata e bronze) de certificação que respeita a realidade de cada propriedade rural. Permite uma constante evolução para que possam ser atendidos critérios para outras certificações, inclusive.

Acompanhe a seguir matéria da jornalista Vera Barão, publicada no site Conexão, a respeito da live de lançamento do Selo Brasil Agrosustentável.

A CS Consultoria ambiental, que atua há 13 anos na área do agronegócio, em conjunto com Certificadora Internacional Global Certification System (GCS), realizam evento virtual com o tema “Falando sobre sustentabilidade no Agronegócio”. Na oportunidade, será lançado o Selo Brasil Agrosustentável que tem por objetivo incentivar a conservação dos recursos naturais por meio do desenvolvimento sustentável nas unidades de produção agropecuária. O evento será transmitido ao vivo e gratuitamente nesta quarta-feira (4), às 16 horas, nos canais do Youtube, Instagram e Facebook.

O encontro virtual contará com especialistas e defensores do agronegócio brasileiro para falar sobre as vantagens que se pode obter quando uma certificadora internacional homologa sua propriedade. Serão abordadas as exigências do mercado e os benefícios de acesso ao crédito destinado a produtores rurais, cujas propriedades atendam critérios de sustentabilidade.

Atualmente há disponível no mercado diversos fundos de investimentos, linhas de créditos nacionais e estrangeiras criadas para oferecer recursos ao agronegócio sustentável. “Isso acontece porque há uma mudança crescente no comportamento do consumidor e do mercado que passa a exigir garantias quanto ao atendimento das normas e exigências para garantir o futuro do planeta. O proprietário rural que não se mantiver em dia com essas novas exigências do mercado poderá ter dificuldade para comercializar seu produto e acessar crédito futuramente “, afirma o consultor Charles Santos, da CS Consultoria Ambiental, que lançará o Selo Brasil Agrosustentável em parceria com a Certificadora Internacional Global Certification System (GCS).

“Estamos convidando os produtores rurais para participar do evento on-line que trará informações sobre como se adequar a essas exigências para acessar mais linhas de crédito”, diz Charles Santos, acrescentando que o encontro também é destinado a agrônomos, pesquisadores, técnicos, acadêmicos da área de agronomia, zootecnia, entre outros.

O debate vai contar com a participação de três especialistas sobre o tema entre eles coronel Mauro Benedito de Santana Filho, secretário adjunto de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e membro do Conselho da Amazônia; Abel Fernandes, da Infinite Consultores Associados, empresa de consultoria na área agrícola e de alimentos, onde atua como consultor na área de mercado de capitais; e ainda a palestrante Camila Telles,  empresária defensora do agro brasileiro. Ela é proprietária de uma agência de comunicação, além de sócia fundadora da Hortaria, uma produção de verduras, frutas e legumes que leva da horta direto para a mesa.

Além de Charles Santos, o evento terá também como mediador Cleverson Forato,da Certificadora Internacional GCS. Ambos são idealizadores do Selo Brasil Agrosustentável.

Evento: “Falando sobre sustentabilidade no Agronegócio”
Quando: Dia 4
Horas: 16 horas
Canais: Youtube, Instagram e Facebook

Mercado internacional exige agro brasileiro cada vez mais sustentável

Responsável por um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o agronegócio deverá ser o único setor da economia nacional que crescerá em meio às crises oriundas da pandemia da Covid-19. Porém, é cada vez mais frequente a competição de mercado internacional e as mudanças comportamentais de consumidores e investidores que buscam produtos que envolvam menores impactos sociais e ambientais.

Nesse contexto e com o objetivo de contribuir para reforçar a credibilidade do agronegócio, a Global Certification System (GCS) e a CS Consultoria Ambiental, com sede em Londrina (PR), criaram o Selo Brasil Agrosustentável com o objetivo de valorizar e reconhecer aquelas propriedades que respeitam normas e exigências legais, nacionais e internacionais no setor ambiental.

O Selo Brasil Agrosustentável possui três níveis (ouro, prata e bronze) de certificação para que a realidade de cada propriedade rural seja respeitada. Permitindo, desta forma, uma constante evolução para que possam ser atendidos critérios para outras certificações.

(Por Vera Barão com Redação)

Fonte:
https://conexaoagro.com.br/2020/11/01/evento-virtual-do-agronegocio-lanca-selo-brasil-agrosustentavel/


Foto: Arte CS.

voltar
Whatsapp